sábado, 16 de fevereiro de 2013

Horário de Verão termina hoje à meia-noite

O horário de verão, que começou no dia 21 de outubro do ano passado, termina amanhã (17), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), neste ano o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado. A mudança é adotada todos os anos no país para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

 Segundo alguns estudiosos, os impactos do fim do horário de verão sobre a saúde da população são menores do que quando ele começa. O corpo deve se habituar à mudança gradualmente e, no período de adaptação, que deve durar em torno de uma semana, as pessoas tenderão a acordar mais cedo e vão sentir sono mais cedo à noite. “O ideal seria aos poucos fazer com que o sono fosse atrasado, de forma que a pessoa acordasse um pouquinho mais tarde”.

 

 

Rodrigo Faro - Oral B

Esse védio é super interessante e engraçado. Mostra o making of do comercial da Oral-B que teve a participação do apresentador Rodrigo Faro. Muito interessante e divertido.


Vídeos

Nessa página irei postar vídeos engraçados, curiosidades, os mais visualizados, etc...


Esse vídeo tem várias filmagens do momento em que um meteorito caiu na Rússia


Meteorito cai na Rússia



Um grande meteorito caiu nesta sexta-feira em uma zona povoada da região russa dos Urais, onde deixou cerca de mil feridos e causou pânico entre a população, horas antes da passagem de um asteroide a somente 27 mil quilômetros da Terra.
"Havia vários fragmentos bastante grandes (do meteorito) que chegaram até a Terra", afirmou Vladimir Puchkov, ministro para Situações de Emergência da Rússia, segundo as agências locais.
Cientistas russos montaram um laboratório na zona para estudar os restos do meteorito batizado como o "Bólido de Tcheliabinsk", já que é nessa região dos Urais onde caiu o corpo astral.
A princípio, as pessoas pensavam que se tratava de uma chuva de meteoritos, o que foi negado pela agência espacial russa, Roscomos, que confirmou que se tratava de "um corpo celeste, um meteorito, que se movimentava a uma velocidade de 30 quilômetros por segundo a uma trajetória baixa".
O diretor do observatório astronômico da Universidade de Irkutsk, Sergei Yazev, afirmou que o meteorito tinha cerca de 50 toneladas de peso, enquanto outros especialistas disseram que seu diâmetro media entre um e vários metros.
Alguns cientistas relacionaram a queda do meteorito com o asteroide denominado 2012DA14 que passaria a apenas 27 mil quilômetros da Terra, a maior aproximação de um objeto cósmico perigoso ao nosso planeta que a Nasa constatou.
O meteorito caiu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, por volta das 09h20 local (1h20, horário de Brasília), mas a onda expansiva afetou várias regiões adjacentes e até à vizinha república centro-asiática do Cazaquistão.
"Quando soaram as ensurdecedoras explosões, pensávamos que era um terremoto. As crianças que patinavam no gelo caíram devido à onda expansiva", afirmou Aleksandr Martents, residente na cidade Tcheliabinsk.
Segundo o governador de Tcheliabinsk (3,5 milhões de habitantes), cerca de 950 pessoas ficaram feridas devido à queda dos fragmentos do meteorito, enquanto milhares de casas na cidade foram afetadas pela onda expansiva.
As autoridades cifram em 100 mil metros quadrados os vidros das janelas que quebraram pelos ares devido às explosões, o que deixou centenas de casas sem proteção em pleno inverno.
Segundo o Ministério da Saúde, duas pessoas estão internadas em estado grave e outras 22 que apresentam diversos traumas, ferimentos e cortes, muitos deles provocados por vidros.
"Nas notícias, temos ouvido que aumentaram os níveis de radiação e que é aconselhável ficar em casa e fechar as janelas", comentou uma farmacêutica da cidade de Kopeisk à "RIA Novosti".
No entanto, Puchkov afirmou que "não foi registrado um aumento dos níveis de radiação", o que foi corroborado pelo chefe sanitário russo, Gennady Oníschenko.
Este funcionário pediu para população local que não tenha pânico, argumentando que os níveis de radiação estão dentro da norma e que nas povoações afetadas há calefação, luz e água.
"Ninguém nos advertiu sobre este fenômeno. Eu pensava que tinha sido uma explosão de gás. E depois quando saí na rua vi no céu uma grande esteira vermelha", assinalou a farmacêutica, que acrescentou que "o povo tem medo que não a deixem sair durante de casa por vários dias, porque é responsável pelo abastacimento de remédios. O povo quer comprar água oxigenada, já que explodiram as janelas. E também tranquilizantes já que todos estão com estresse".
Apesar dos especialistas afirmarem que os fragmentos do meteorito não são radioativos, o Ministério para Emergências aconselhou que a população não se aproxime do objeto.
Os astronautas da Estação Espacial Internacional asseguraram que não viram a queda do meteorito, já que nesse momento sobrevoavam Nova Guiné.
Quanto a uma possível repetição do fenômeno, o especialista em meteoritos da Academia de Ciências da Rússia, Dmitri Badiukov, descartou a hipótese.
"Não há ameaça de repetição. Os meteoritos caem de maneira periódica, mas é bem raro. A repetição do dito fenômeno é praticamente impossível", disse.

Lady Gaga cancela turnê para tratar problema de inflamação na aritulação do quadril


A cantora Lady Gaga cancelou a turnê Born This Way Ball para se tratar de um problema de saúde. Diagnosticada com sinovite, Gaga será submetida a uma cirurgia no quadril nos próximos dias e provavelmente fará sessões de fisioterapia.

 "Estou completamente devastada e com o coração partido. Tenho escondido essa lesão e a dor da minha equipe há um mês, rezando para que sarasse, mas depois da apresentação de ontem à noite eu não conseguia caminhar", disse ela em nota. Além da nota, ela escreveu vários posts no Twitter para seus 34 milhões de seguidores. "Tomara que eu melhore assim que possível e esteja 500 por cento novamente, que é o que vocês merecem", disse ela
Mas afinal, o que é, o que causa e como tratar esta doença até então pouco conhecida?

A sinovite é uma inflamação na membrana que envolve as articulações e pode ser causada tanto por esforço repetitivo, por lesões ou por doenças inflamatórias como artrite e até mesmo por lúpus.


Saiba mais sobre o problema que fez lady Gaga parar Sinovite



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Água para Beber



Quer uma ótima e infalível receita para ter uma pele mais firme e hidratada, manter o intestino como um reloginho, evitar problemas oculares, fugir do envelhecimento, garantir a saúde dos rins, facilitar a digestão e ainda perder peso? Então anote aí: invista no consumo de pelo menos dois litros de água todos os dias. Veja os principais benefícios e por que vale a pena não deixar o líquido faltar na sua dieta

1. Ajuda a emagrecer
 Muitas pessoas confundem as sensações de sede e fome. Por isso, a dica é beber um copo de água antes de comer (30 min antes). Com essa sensação aliviada, a pessoa ingere uma quantidade menor de comida durante as refeições e isso ajuda a manter – e até perder – peso. O ideal é optar pela água gelada (termogênico), já que, para ser absorvida, ela exige que o organismo a aqueça, gastando calorias.

 2. Deixa o intestino calibrado
No intestino, a água é fundamental para hidratar as fibras dos alimentos ingeridos, formando um gel que aumenta o volume do bolo fecal. Isso regulariza o funcionamento do intestino e ajuda para que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade. A falta de líquidos leva à prisão de ventre. As fezes acumuladas no corpo liberam radicais livres, que minam o sistema imunológico. Um dos sintomas é aquele barrguinha indesejada...
 
3.Mantém a pele firme e hidratada
A água é responsável por levar nutrientes até a pele e diluir as toxinas que devem ser eliminadas com a urina e o suor. Sem água suficiente, a pele fica sem os benefícios dos sais minerais e vitaminas ingeridos e as toxinas se acumulam, deixando-a seca, flácida, quebradiça e com menos brilho.

4. Evita problemas oculares
Os olhos são compostos, em grande parte, por água. Sem ela, o globo ocular fica desidratado e tem sinais de ressecamento. Com a quantidade e a qualidade adequadas das lágrimas, os olhos ficam mais protegidos no caso de contato com bactérias, ciscos e vírus, evitando lesões, infecções e inflamações, inclusive conjuntivite.

5. Facilita a absorção de nutrientes
Por deixar o sangue mais fluido, a água ajuda no transporte dos nutrientes até os tecidos e facilita a absorção de vitaminas e sais minerais nas células. As vitaminas C e do complexo B, por exemplo, são hidrossolúveis – absorvidas a partir do contato com a água. Sem ela, esses nutrientes não são sintetizados adequadamente e o organismo pode sofrer com a falta de vitaminas.

6. Auxilia o trabalho dos rins
Sem a quantidade suficiente de água, o sangue fica denso e viscoso, o que dificulta o trabalho de filtragem dos rins. Com isso, o processo de limpeza do sangue fica comprometido, o organismo não consegue eliminar as toxinas necessárias, que se acumulam e os rins ficam sobrecarregados, facilitando o aparecimento de infecções urinárias e pedras e cálculos renais.

7. Protege os dentes
Pessoas que tomam poucos líquidos produzem menos saliva, o que deixa a boca ressecada e dificulta a mastigação e a deglutição, comprometendo a digestão. A água ainda ajuda a conservar a saúde bucal e diminui o risco de aparecimento de cáries.




35 ml por quilo de peso
Essa é a medida certa de água que cada pessoa deve tomar todos os dias. Segundo esse cálculo, quem tem 60 quilos precisa ingerir 2,1 litros diariamente para se manter hidratado. Para saber se a quantidade está adequada, a dica é ficar de olho na cor da urina. Se ela está muito escura e tem cheiro forte demais, está na hora de aumentar o consumo.
Líquidos
Em alguns casos, os líquidos podem ser vilões para o organismo e comprometer a hidratação. Veja o que entra no cálculo e o que é vetado:
Entra no cálculo
Água
Água de coco
Sucos naturais
Chás de ervas sem açúcar
Ajuda, mas não entra no cálculo
Saladas
Sopas ou caldos
Leite
Vetado
Refrigerantes
Sucos industrializados
Chá preto ou mate
Águas saborizadas
Bebidas alcoólicas
Café
Isotônicos




Cuidados com a Pele




Muitas pessoas pensam que os cuidados da pele passam apenas por limpar o rosto uma ou duas vezes por dia. No entanto, essas pessoas estão enganadas. Você deve seguir uma rotina diária de cuidados com a pele para ter uma pele bonita e retardar o envelhecimento da pele. Com algumas  dicas de cuidados da pele no seu dia-a-dia, você não só vai conseguir uma pele firme, como também vai manter os problemas de pele e as doenças de pele afastados de você.
A  pele não requer cuidados somente no verão, ou por envelhcimento ou ainda somente por doenças. O cuidado com  a pele deve ser diário e constante. 


Porque é importante cuidar da Pele?

 Caso você não saiba, sua pele é o maior órgão do seu corpo. Ela tem diversas funções essenciais como:

> A regulação da temperatura corporal.
> A eliminação de desperdícios.
> Proporcionar uma barreira contra o meio ambiente, a desidratação e infecções.
> E, claro, a pele é o que você mais mostra para todo o mundo.

Tal como quando você bebe alcool e fuma, afeta seu figado e seus pulmões, o sol, a poluição, o vento e outros fatores afetam a sua pele. A falta de cuidados da pele a tornam mais vulneravel perante todos esses agressores externos. Por isso é muito importante saber cuidar da pele.
Já sabemos o quanto a pele é importante e as funções que ela desempenha. Para obter todos os seus grandes benefícios, é necessário hidratar a pele e cuidar dela. Há muitas dicas de cuidados com a pele que são simples e fácil de usar. Se as seguir corretamente, você pode ter a pele perfeita que sempre sonhou em muito pouco tempo, com alguns cuidados simples e rápidos!
Todos queremos saber as melhores dicas de cuidado com a pele. Querem saber que produto ou remédio natural podemos utilizar para obter uma pele limpa, impecável e linda. Não é tão difícil quanto se pode estar pensando, porém os resultados também não aparecem milagrosamente sem você dedicar algum tempo a cuidar da sua pele.

Os Cuidados com a Pele

Todos os especialistas concordam que uma rotina de cuidados diários da pele é fundamental para conseguir um radiante e saudável brilho na sua pele. Mas antes de entrar nos detalhes dos cuidados essenciais da pele é bom que compreenda primeiro a própria pele e como ela é formada.


A pele é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A hipoderme é a camada mais profunda e contém uma camada de gordura. Abriga também grandes vasos sanguíneos e nervos e pode ser considera como uma camada que não faz precisamente parte da pele, mas sim um tecido que faz a ligação da derme com a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo.
A derme contém os pequenos vasos sanguíneos e nervos, assim como os fios de cabelo e as glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas produzem sebo, uma substância oleosa que cobre a camada externa da epiderme, fornecendo assim uma barreira de proteção par a pele dos perigos exteriores. Um revestimento pequeno de sebo protege a pele de forma eficaz. Um excesso revestimento de sebo leva a pele a ficar excessivamente oleosa e pode causar acne.
Dentro da epiderme estão múltiplas subcamadas. Não vamos entrar em detalhes muito complicados, basta perceber que as células são criadas no nível inferior e constantemente migram para o topo onde caiem depois do corpo. Este movimento celular ascendente ajuda a protegera pele contra os invasores nocivos agindo como que as correntes do oceano, movendo os intrusos para cima e para fora da pele (isso é perfeito e incrível!). A epiderme é o palco principal quando nos referimos aos cuidados fundamentais da pele, pois é a camada que fica exposta.
Quanto aos cuidados com a pele, tudo tem um inicio. Não se apresse em usar técnicas que a sua vizinha lhe recomendou sem saber se é benéfico ou prejudicial para a sua pele. Comece por aprender os cuidados básicos com a pele. De fato, sem conhecer os primeiros passos a seguir nos cuidados da pele é bem provável que você falhe em conseguir uma pele bonita e saudável bem como pode ser prejudicial para a sua saúde. Vou colocar aqui  no blog alguns artigos e pesquisas que abrangem o conhecimento essencial e também avançado dos cuidados com a pele, para que nós possamos seguir um programa eficaz e seguro ao aprender a como cuidar da pele.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cinco pratos fáceis, saudáveis e saborosos

Não existe um alimento que seja mais saudável que o outro, é tudo uma questão de equilíbrio. O filé de frango tem menos calorias que o bovino – 150 contra 269 para os mesmos 100 gramas –, mas é pobre em ferro. 



Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que a participação das carnes na alimentação dos brasileiros cresceu 50%. Somente os embutidos, como a salsicha, tiveram um aumento de 300% no consumo.
Esse crescimento da demanda requer atenção. O ideal é limpar bem as carnes antes do preparo e optar pelas menos gordurosas. É na gordura que mora o grande perigo, pois ela eleva o risco cardíaco e a obesidade. Por isso, o governo recomenda um consumo diário moderado: um bife bovino ou outra proteína grelhada com 64 gramas, ou o tamanho da palma da mão.
 Está enganado quem pensa que carne não engorda porque se trata de proteína. Pode ganhar peso, sim, e desenvolver problemas graves de saúde se abusar. Pelo acúmulo de gordura, podem aumentar as chances de doenças no fígado, câncer de cólon e reto.
Isso só ocorre se o consumo for exagerado. Na medida certa, a carne é uma boa fonte de nutrientes. Além de rica em ferro, é a principal origem de vitamina B12, presente ainda em leite e ovos. Essas duas substâncias são importantes para a produção de hemácias, células que transportam oxigênio e compostos pelo sangue. A deficiência delas, portanto, pode levar à anemia.
Então é só aproveitar com consciencia e moderação! Aprovitar de tudo um pouco! Sem exageros podemos aproveitar o melhor que a vida nos oferece com a vantegem de estar cuidando da saúde!

Benefícios da Natação para Saúde


A fórmula do envelhecimento tardio pode estar na natação, acreditam especialistas. As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade, força e resistência, melhorar o raciocínio, memória e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.
 
 
 Com a natação, o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e melhora a condição das células. Assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer. A diferença na saúde e no condicionamento para quem percorre de 3 a 5 quilômetros por semana pode chegar a 20 anos.

Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, feita pelo pesquisador Joel Stager com nadadores acima de 25 anos, mostra que eles perdem menos massa muscular com o passar do tempo, têm artérias mais saudáveis, reflexos mais rápidos e melhor memória que a média das pessoas da mesma idade.

A velocidade de transmissão de estímulos nervosos de um nadador de 80 anos, por exemplo, é equivalente à de um indivíduo 30 anos mais jovem. Além disso, a pressão arterial e os batimentos cardíacos ficam mais estáveis.
Todo bom resultado, porém, depende de algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício. Para muitos, a natação melhora a qualidade de vida, os resultados dos exames de sangue e a capacidade de andar e subir escadas.
As atividades físicas estimulam os ossos a se renovar, combatendo perdas e consequentes fraturas.





O Ministério da Saúde recomenda

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer atividade física fortalece os músculos e a qualidade dos ossos e melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, dando uma sessão de bem estar. Também evita, controla ou diminui doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão, obesidade, diabetes, osteoporose e até alguns tipos de câncer.
Apenas 9,9% das brasileiras jovens (entre 18 e 24 anos) e 10,8% das idosas (65 ou mais) praticam exercícios suficientes no tempo livre, de acordo com dados do ministério. Entre os homens, a frequência é máxima entre os 18 e os 24 anos (27,6%), cai para 13% entre os 45 e 54 anos e aumenta nas faixas seguintes, alcançando 18,1% entre os idosos.
O governo considera atividade física suficiente a prática de pelo menos 30 minutos diários de intensidade leve ou moderada em cinco dias ou mais por semana, ou a prática de pelo menos 20 minutos diários de atividade de intensidade vigorosa em três dias ou mais da semana.
Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais, ciclismo e vôlei são classificados como modalidades de intensidade leve ou moderada. Corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol, basquete e tênis são considerados práticas de intensidade vigorosa.
A porcentagem de adultos que mantêm uma atividade física no tempo livre no país varia de 10,3% em São Paulo a 21,2% em Vitória, informa o ministério.


Como vimos acima, ainda são poucas as pessoas que praticam atividade física. Trazendo tantos beníficios vale a pena separar alguns minutos do dia para cuidar da saúde! Aproveita a variedade de sugestões e pratique, é só escolher!.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro

O Papa Bento XVI após audiência com novos cardeiais nesta segunda-feira (22) no Vaticano.

 Ele fes o anúncio pessoalmete nesta segunda-feira (11) no Vaticano. Pontífice disse que deixa o cargo por não ter forças par exercê-lo.

 

Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais.
O discurso foi feito entre as 8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão, segundo o Vaticano.
O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.
  Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo. O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.
Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus.Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".
Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.
O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.
Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados.
 O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.

 O Papa Bento XVI lê nesta segunda-feira (11) o anúncio de sua renúncia, durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal ' L'Osservatore Romano', do Vaticano (Foto: AP)




Musas do Carnaval do Rio de Janeiro 2013




 É tradição das escolas de samba é trazer, à frente da ala dos ritmistas, uma mulher bonita e cheia de samba no pé: é a Rainha de Bateria, que pode ser uma celebridade ou uma representante da comunidade onde está localizada a escola.



Juliana Alves Carnaval Unidos da Tijuca

 A atriz Juliana Alves é a Rainha de Bateria da Unidos da Tijuca, atual campeã do Carnaval carioca.

Camila Silva Carnaval Mocidade 
  
Camila Silva – Mocidade Independente de Padre Miguel


 Bruna Almeida Carnaval São Clemente 

Bruna Almeida - São Clemente

 

Viviane Araújo Carnaval Salgueiro 

 













Viviane Araújo - Salgueiro



Bruna Bruno Carnaval União da Ilha  

Bruna-Burno - União da Ilha



Patrícia Nery - Protela


  
Lucilene Caetano Carnaval Inocentes de Belford Roxo 

Lucilene Caetano - Inocentes de Belford Roxo


 











Gracyanne Barbosa - Mangueira




Sabrina Sato Carnaval Vila Isabel















Sabrina Sato - Vila Isabel



 Cris Vianna Carnaval Imperatriz Leopoldinense

Cris Vianna - Imperatriz Leopoldinense




 Carla Prata - Grande Rio
















Raíssa Oliveira Carnaval Beija-Flor
 
 Raissa Oliveira - Beija Flor
 

Corpo são, mente sã



 
Para quem está sempre ocupado, correndo, cheio de coisas pendentes para terminar, no trabaho, em casa, com os filhos, achar tempo para relaxar, incluir na rotina alguma atividade física ou hobby parece missão impossível. O bioquímico Sérgio Gregório da Silva, professor de fisiologia do exercício na Universidade Federal do Paraná, explica como a atividade física nos ajuda a atingir o triplo equilíbrio.

"Do ponto de vista bioquímico, o exercício favorece a liberação de endorfina, hormônio que dá a sensação de bem-estar e relaxamento, e de neurotransmissores, como a serotonina e a norepinefrina, antidepressivos naturais."

Do ponto de vista fisiológico, o esporte ajuda na regulação do cortisol, hormônio do estresse que promove a constrição dos vasos. No médio prazo, o efeito é uma redução na pressão arterial e na frequência cardíaca.

"A pessoa fica menos ofegante ao realizar atividades simples do dia a dia, como subir uma escada, o que aumenta o bem-estar relacionado à saúde", diz o bioquímico. Por fim, do ponto de vista psicológico, os maiores efeitos são vistos na autoestima, isso porque conseguimos realizar nossas tarefas com mais eficácia e condicionamento físico e emocional.

A pessoa passa a se ver como alguém que se cuida e aumenta a confiança em sua imagem corporal. "A atividade escolhida tem de promover um desligamento das preocupações do trabalho", diz a psicóloga Liliana Scheliga, da clínica Mind Solutions, de São Paulo, ou de qualquer outro assunto que gere estresse.
Busque algo do seu agrado, algo fácil e que esteja dentro das suas possibilidades para começar a viver melhor!

Obesidade pode ser causada por bactéria

Saude

A obesidade sempre foi associada à má alimentação e sedentarismo, mas a causa do problema pode ser outra. De acordo com um estudo, excesso de peso pode ser consequência de um tipo de bactéria no intestino. As informações são do Daily Mail.

Chamada de Enterobacter, a bactéria faz parte do trato intestinal, mas foi associada a obesidade após ser encontrada em grande quantidade no intestino de um paciente com obesidade mórbida, de acordo com um relatório da Shanghai Jiaotong University.
A experiência mostra que a bactéria pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da obesidade em seres humanos, segundo um artigo publicado na  International Society for Microbial Ecology.
 O estudo mostrou ainda que um paciente perdeu 25 kg em nove semanas após se submeter a uma dieta de grãos integrais, tradicionais na alimentação chinesa, e prebióticos, o que reduz a presença da bactéria no organismo.
 Um dos autores do estudo, Zhao Liping, emagreceu quase 20 kg dois anos após adotar uma dieta com alimentos probióticos fermentados, que contribuem para o equilíbrio das bactérias no intestino.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2008, há mais de 500 milhões de pessoas no mundo que sofrem com obesidade.

Esporte

Os Benefícios do Ciclismo

Ciclismo

O ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa, diz que o ciclismo é indicado para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico.
 “É uma atividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se comparada a corrida ou caminhada, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna”. É uma forma de diminuir o estresse do dia-a-dia, pois há liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, é uma forma de treinamento interessante para diversos grupos musculares.
É importante saber dosar essa atividade, aumentando gradativamente a intensidade e o volume dos treinos, dando importância aos sinais de seu organismo, como dores, desconfortos, cansaço excessivo, para não sobrecarregar a musculatura e acabar se desmotivando com a atividade. Outra dica importante é não se descuidar dos equipamentos de proteção como luzes, farol (caso pedale à noite), capacete, luvas, roupas apropriadas,hidratação com squizes próprios para a bike, etc.
O ciclismo, além de ser uma forma de treinamento físico diferente da corrida e da caminhada, ainda oferece diversos benefícios à saúde e à mente.  uma atividade prazerosa e pode ser praticada por qualquer pessoa.
A prática de ciclismo traz inúmeros benefícios ao praticante. Os principais benefícios são: o alívio do estresse e de tensões do cotidiano, aumento da capacidade aeróbica, com apenas 30 minutos de pedalada por dia, auxilia na eliminação de gorduras localizadas, melhora o condicionamento físico e auxilia nos sistemas respiratório, cardíaco e vascular.
Outros benefícios gerados por esta modalidade são: redução do colesterol e da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e da obesidade e fortalece os músculos dos membros inferiores. 
Para que o exercício gere os resultados esperados, é importante a prática do mesmo em terrenos com declives e aclives, para que seja possível exercitar bem toda a musculatura exigida durante o treinamento. O gasto calórico gerado em uma atividade ciclística chega a, aproximadamente, 600kcal/hora.
O fato de o ciclismo poder ser praticado em diferentes ambientes, como parques, praças e até mesmo para ir ao trabalho ou faculdade, gera uma possibilidade de mais pessoas praticarem o mesmo, além de ser bem mais agradável. Ainda temos o privilégio de estamos ao ar livre, vendo pessoas e outras paisagens. Pratique!

Atividade Física

Exercicio Fisico

Exercício Físico
  Équalquer atividade física que mantém ou aumenta a capacidade em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento dahabilidade atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

Benefícios do Exercício Físico
O exercício físico é importante para qualquer um que queira se manter saudável. Seja qual for a sua idade, o exercício físico regular traz grandes benefícios a saúde, à sua aparência e ao seu bem estar.

Queima calorias – exercícios fisicos queimam calorias, porém não é esse o benefício mais importante. Evite pensar que uma pequena quantidade de exercícios lhe dá o direito de comer mais calorias. Você provavelmente vai comer mais do que perdeu no exercício!

 Protege contra doenças – os exercícios físicos podem ajudar a melhorar vários problemas físicos: alivia dores nas costas, fortalece os ossos (reduz o risco de osteoporose e fratura), melhora os distúrbios menstruais, diminui o risco de pressão alta e derrame, e reduz o risco de doenças cardíacas. O exercício aumenta o HDL (o bom colesterol) e diminui os triglicérideos, alem de ajudar a controlar o açúcar no sangue (glicemia) de indivíduos diabéticos.

Melhora a função imunológica – os exercícios moderados podem protege-lo de infecções, como a gripe, por exemplo. Por outro lado exercícios físicos demais podem ter efeito oposto.

Eleva a confiança e melhora outros fatores psicológicos – os exercícios físicos fazem as pessoas se sentirem melhor. Cada vez que você está realizando uma atividade física significa que está fazendo mudanças positivas, dando-lhe a sensação de controle e melhorando a autoconfiança. Também, muitas pessoas se exercitam para aliviar o stress, diminui a ansiedade e a depressão. O exercício também ajuda a conciliar o sono.

Aumenta força, resistência e flexibilidade física – alguns exercícios físicos, como bicicleta e o futebol, podem torna-lo mais fortes, outros, como a ginástica, o torna mais flexível, enquanto nadar e correr aumenta sua resistência.

Preserva a musculatura do corpo – quando você perde peso, seu corpo reduz tanto gordura quanto músculos. O importante, entretanto, é aumentar a perda de gordura e preservar ou aumentar a massa muscular. E isso pode ser feito através da prática diária do exercício físico.

Aumenta a produtividade no trabalho – os exercícios físicos dão a energia que você precisa para realizar atividades, além de refrescar a sua cabeça ajuda a manter concentração.

Preserva a taxa metabólica – a perda de peso pode diminuir o gasto de calorias do seu corpo. E isto não é bom, porque seu corpo, então, usa menos energia (calorias) para funções básicas num momento que você quer queimar mais. O exercício acelera o metabolismo e evita a diminuição do gasto energético.

Ajuda a controlar o apetite – em quantidades moderadas, o exercício físico pode inibir o apetite.

O ideal para a saúde é que o exercício físico se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulto.








Exercicio Fisico

 Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que estão começando.

Mas atenção!

Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.
Podemos saber que fazer exercícios físicos com regularidade faz bem, mas esse conhecimento não é suficiente.O importante é FAZER, pois de que serve um conhecimento que não é aproveitado?

Então vamos começar? Em 2013 faça Exercício Físico regurlamente!

Exercicio Fisico

Glaucoma




O que é GLAUCOMA?
A parte interna do olho humano é preenchida por um líquido transparente, o humor aquoso. Sua função é manter a vitalidade das estruturas  internas do olho, e é produzido conntantemente pelo organismo, sendo drenado naturalmente por ivas de escoamento.
Quando há alguma deficiência nestas vias, há um acúmulo do humor aquoso, resultando em uma elevação excessiva da pressão intraocular (PIO). Isto pode causar eventuais danos ao nervo óptico, uma irreversível perda de fibras nervosas e, consequentemente, a perda de visão gradativa.
O Glaucoma é uma doença ocular assintomática, onde o diagnóstico precoce e tratamento assíduo, são a melhor forma de controle.

Quem apresenta fatores de risco?
O Glaucoma pode afetar a todos, porém, as pessoas que possuem um ou mais das características descristas abaixo apresentarão maior risdo de desenvolver glaucoma:
  • Pressão intraocular elevada;
  • Hipertensos
  • Idade acima de 40 anos;
  • Diabéticos;
  • Histórico familiar de glaucoma;
  • Afro-descendentes;
  • Longo tratamento com esteróides;
  • Altos graus de miopia.

Glaucoma tem cura?
Há muita pesquisa em busca da cura para o glaucoma e já existem muitos avanços. Acredita-se que algumas drogas são capazes de agir previamente, por meio de efeito neuroprotetor.

O glaucoma e a hipertensão ocular são doenças crônicas que ainda não tem cura. O paciente diagnosticado deverá tratar-se pela vida toda com uso de colírios e, em alguns casos, através de procedimento cirúrgico.

Nos dois casos, o objetivo é aumentar o escoamento ou diminuir a produção do humor aquoso para equilibrar a pressão intraocular. Se possível o ideal é ocnseguir as duas ciosas.

A chave para preservar a visão é reduzir a pressão intraocular.
Os olhos normais paresentam pressão intraocular entre 10 a 20 milímetros de mercúrio (mmHg). Porém somente seu oftalmologista poderá determinar qual o nível de pressão ideal que ajudará conter a evolução do glaucoma.
O tipo mais comum  de tratamento para o glaucoma é o medicamento em gotas, normalmente usado diariamente.
É muito importante seguir a orientação exata do seu oftalmologista para o sucesso do tratamento.
O uso contínuo do seu colírio pode fazer a diferença na preservação da sua visão.

Ser Mulher



Em pelo século XXI, com o avanço da tecnologia e informação, muitas mulheres aindanão conhecem ou não lindam bem com o próprio corpo. Muitas vezes são surpriendidas por transformações que chegam com a idade e ainda se vêem confusas e até desconfortáveis diante a TPM, das alterações da mestruação, das modificações da sexualidade, das doenças sexualmente transmissíveis, dos nódulos da mama, do câncer de mama...
Depois de tanta luta para serem reconhecidas e respeitadas, creio que agora chegou o momento de gostar mais de si mesmo. Temos ouvido e visto experiências de muitas mulheres que se propõe a não somente brigar por seu espaço ou ser reconhecida, mas tem buscado u auto conhecimento, buscando mais informações, se amado mais e se cuidando mais.
A melhor forma de se amar é cuidando da saúde e sendo assim  pretendo criar aqui neste blog um espaço para discutirmos, estudarmos e aprendermos uma pouco mais. Falarei de temos como: endometriose, mioma, transformações hormonais, métodos de fertilização, reposição hormonal...
As etapas do desenvolvimento da vida de uma mulher devem ser  experimentadas sem tabus, em plenitude, sem sofrimentos, mas com responsabilidade. E as doenças, quando surgirem, devem ser encaradas com o máximo de etendimento.
A prevenção de ve ser uma prática, e é necessário que tenha-se pleno acesso as informações pra poder reconhecer informações do seu corpo e cuidar-se no momento certo. Ler, se informar, presquisar, é essencial para nós mulheres, buscando a valorizando de si mesma e (por que não?) os homens - pais, filhos maridos e companheiros que as têm por perto.
Vamos ver ainda que saúde passa além do corpo, é preciso também um cuidado com as emoções, sentimentos e espírito. Como diz um velho ditado popular: "Corpo são, mente sã!"