terça-feira, 19 de março de 2013

Soja preta queima gordura e previne doenças cardiovasculares

Conheça todos os benefícios dessa variação do grão tão famoso

Que a soja acrescenta diversos benefícios a nossa saúde, todos sabemos. Mas agora é possível aproveitar todas as proteínas, fibras e as isoflavonas tão conhecidas desse grão com alguns benefícios a mais - basta procurar por outra cor. Muito comum na Ásia, a soja preta é igualzinha a amarela por dentro, se distinguindo apenas pela casquinha escura que recobre o grão. E é nessa proteção que reside boa parte das novidades da soja preta para a nossa saúde. Por não ser muito diferente da soja que já conhecemos, sua recomendação de consumo diária é a mesma - duas colheres de sopa por dia, aproximadamente. "Ela pode ser consumida crua, em saladas, patês, sopas e até cozida da mesma forma que o feijão, inclusive nas mesmas medidas", diz a nutricionista Maria Elisa Yaemi Jo, do Hospital São Luiz, em São Paulo. Aqui no Brasil é mais fácil encontrar a soja preta em forma de farinha, que também apresenta os mesmos benefícios e pode ser consumida da mesma maneira, podendo inclusive ser acrescentada em sucos e iogurtes. Confira as novidades que a soja preta oferece: 


Benefícios
A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta.

O consumo de alimentos fontes de antocianina é importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Além da soja preta, encontramos a substância no açaí, cranberry, amora, cereja, nas cascas da uva roxa e da jabuticaba.

Assim como a soja amarela, a soja preta é rica em isoflavonas, fitoquímico que previne contra o câncer, principalmente do colo do útero, próstata e mama. Alivia os sintomas da menopausa e TPM e atua na prevenção da osteoporose.

Devido à presença de antocianina, possui ação antiobesidade, pois diminui a absorção de glicose e gordura.

Contém fibras solúveis, prevenindo contra diabetes e auxiliando na redução do colesterol total, LDL colesterol e triglicérides.

É rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes.

 
Como consumir a soja preta:

A farinha pode ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos.

Em grãos, pode ser utilizada para o consumo cozida como feijão, em sopas ou saladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário