quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Beneficios dos Esportes Radicais




Quais são os principais esportes radicais existentes?
Os esportes radicais são muitos, mas temos aqui alguns exemplos para você: Mountain Bike (pedalar através de trilhas no meio das florestas e montanhas), Rapel (descida de paredões, abismos ou cachoeiras usando cordas), Rafting (descer correntezas com botes infláveis), Trekking (caminhadas por trilhas que contornam montanhas, florestas e riachos), Caving (exploração de cavernas) etc.

E quais são os benefícios dos esportes radicais para a nossa saúde?
Esses esportes além de aliviar o stress, proporciona o contato com a nossa maravilhosa natureza, reduz os níveis de doenças em nosso organismo, aumenta a longevidade do indivíduo, melhora a coordenação motora, aumenta a força de nossos músculos, melhora a nossa flexibilidade e autoconfiança, equilíbrio, mantém o nosso poder de concentração cada vez mais aguçado etc.
Vale a pena praticar os esportes radicais, mas não deixe de consultar profissionais especializados na área. Jamais encare um esporte radical sem a presença de um orientador especializado no assunto para lhe oferecer as devidas instruções, equipamentos de segurança e muito mais para você.
Se você gosta de aventura, escolha um e aproveite!

Esporte Radical

 

Os esportes radicais e seus benefícios 

 Você já encarou algum esporte radical em seu momento de lazer? Sabe os principais tipos existentes e quais são os seus benefícios para a nossa saúde? Ainda não! Continue lendo e, aos poucos, descobrirá todas as novidades. A maioria das pessoas buscam esportes radicais para fugir da rotina diária, poluição, transito e mergulhar no universo das energias e emoções. A prática funciona como uma válvula de escape do stress das grandes cidades com a origem no excesso de trabalho e muitas cobranças a serem cumpridas diariamente, pois geralmente esse eporte é pratico em lugares ao ar livre. Para descarregar as más energias acumuladas, é preciso correr da loucura diária e abraçar a sensação de bem-estar e, ao mesmo tempo, estimulante em virtude da incrível adrenalina liberada pelo nosso corpo. É como se fosse uma ‘terapia de choque’ após o cansaço absorvido durante semanas.

Coneça alguns esportes radicais e seus benefícios 

Música ajuda no processo da Cirurgia



Seu uso terapêutico atua reduzindo a sensação dolorosa e o estresse, melhora a recuperação e acaba com a ansiedade antes da operação.
A musicoterapia é capaz de beneficiar pacientes antes, durante e depois de procedimentos cirúrgicos, diminuindo a angústia, a percepção da dor, a quantidade de anestésicos usados e o tempo de restabelecimento. A confirmação vem da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, as canções devem ser escolhidas por profissionais especializados. Mas o gosto de quem vai ser operado precisa ser levado em conta. A musicoterapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo, explica que a chave está na produção da endorfina, que alivia a tensão e a dor. "Há o relaxamento muscular e, ao mesmo tempo, o uso da imaginação com base na identidade sonora que formamos desde a fase intrauterina", diz Maristela. A seleção ideal é feita em sessões nas quais, além de ouvir música, o paciente pode cantar e tocar instrumentos. 

O que é a Musicoterapia?



É o uso de música e de seus elementos - som, ritmo, melodia e harmonia - para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. O musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os sons para criar métodos terapêuticos que visem a restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo. Ele utiliza instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar portadores de distúrbios da fala e da audição ou com deficiência mental, no trabalho de reabilitação. Atua na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou pessoas acometidas de derrame cerebral. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado (leitura, escrita...) e contribui para a melhoria da qualidade de vida de idosos e pacientes com câncer ou portadores do vírus HIV, por exemplo. Também promove a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração social de menores infratores. Pode trabalhar em hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação, escolas e centros de geriatria e gerontologia.


Casa Branca divulga novo retrato oficial de Michele Obama

Foto apareceu no Flickr oficial da Casa Branca.
Primeira-dama também tuitou o novo retrato.

  A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira (20) o novo retrato oficial da primeira-dama Michelle Obama para o segundo mandato do presidente Barack Obama.

 A foto apareceu no Flickr oficial da Casa Branca e a primeira-dama também postou ela no Twitter. A foto foi tirada no Salão Verde da Casa Branca, pelo fotógrafo oficial Chuck Kennedy.

 

 
A foto foi tirada no Salão Verde da Casa Branca, pelo fotógrafo oficial Chuck Kennedy.

 

 

Cuidados Femininos

Lista de cuidados necessários para cada fase da Mulher

Segundo especialistas, o check - up não só previne doenças, mas tambem melhora a qualidade de vida da mulher:

É extremamente importante a  prevenção da saúde da mulher. Alguns testes simples podem ser fundamentais.

Faça  exames ginecológicos. O ideal é consultar também um clínico geral para fazer alguns exames de rotina para a saúde e prevenção da mulher.

 Confira quais são os principais exames de diagnóstico para cada fase da vida e sua importância:

Início do ciclo menstrual até 30 anos

É importante que todas as mulheres procurem um ginecologista assim que iniciar o ciclo menstrual para garantir uma qualidade de vida e evitar problemas futuros. Nessa idade é essencial realizar anualmente o papanicolaou e exame pélvico, além do auto-exame das mamas e testes de saúde gerais.

Dos 30 aos 40 anos

Nessa fase, além de manter o check-up regular, a mulher deve ter cuidado especial com o sistema reprodutivo. Neste período aumenta a incidência de câncer de mama e de colo de útero (importante visitar seu ginecologista regurlamente) . O exame de mamografia é indicado após os 35 anos e deve ser repetido anualmente para todas as mulheres após os 40 anos

Dos 40 aos 50 anos

A osteoporose é uma das doenças mais comuns nessa fase da vida da mulher e pode ser detectada em sua primeira fase através de densitometria óssea. O exame deverá ser feito pela primeira vez entre 40 e 45 anos e repetido anualmente por mulheres com algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com exame normal.

Para as mulheres que iniciam o climatério - irregularidade menstrual que antecede à menopausa - recomendam-se testes de perfil hormonal. Também é importante fazer a mamografia anualmente, raio x do tórax e exame proctológico para investigar precocemente problemas relacionados ao câncer de intestino.

 Acima dos 50 anos

Os médicos recomendam às portadoras de diabetes uma atenção especial ao controle de peso e contagem da glicemia - que deve ser feito pelo menos duas vezes ao ano. O exame de fundo de olho também é importante para análise do grau de comprometimento das artérias pela diabetes. Nesta faixa etária, praticamente todos os exames passam a ser anuais ou semestrais, de acordo com seus resultados ou estado clínico do paciente.

Dicas do Dentista - Cuidados com a saúde bucal

Dicas de saúde bucal: a saúde bucal deve ser zelada:
Para ter uma boa saúde bucal é necessário fazer  um check up periódico para não deixar  que os problemas se avolumem. Existe o acumulo de problemas. Por exemplo: mal  hálito , caries,  dores de dente etc.  Perca o medo , tenha um sorriso invejável  e visite o dentista regularmente. Jogue o medo de dentista fora!

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 1 - Dentista não é mais sinônimo de dor. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 2 - Prevenir cáries, doenças periodontais e mau hálito evita problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 3 - As causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é um hábito essencial para manter um bom hálito.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 4 - O tratamento das aftas impede que elas se alastrem. Caso contrário, podem se tornar dolorosas e provocar infecções ou lesões persistentes.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 5 - A melhor solução para a dor de dente é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo sem qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 6 - Uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma mastigação deficiente ou uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas cardíacos.

DICA DE SAÚDE BUCAL, Nº 7 - Manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesmo.
Um sorriso bonito rejuvenesce as feições, aumenta a auto-estima, melhora a fonética e te deixa lindo(a) aos olhos de todos.

Quem procura saúde tem que estar disposta  a evitar as doenças e o que elas causam no futuro. Saiba como uma vida  saudável pode ser mais gostosa. Pois há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade. 
Curta a vida com muita saúde! SAUDE TUDO DE BOM!

Chocolate é um ótimo Antioxidante

 
Todo mundo já sabe que as frutas contêm antioxidantes que são benéficos para a saúde. O que muita gente não sabe é que o chocolate também é uma excelente fonte de antioxidantes. De acordo com uma pesquisa publicada no Chemistry Central Journal, além do chocolate ser rico em antioxidantes, ele contém mais polifenóis e flavonóides do que os sucos de frutas.
Quando os pesquisadores do Centro de Saúde e Nutrição Hershey compararam a atividade antioxidante do cacau em pó e frutas em pó, grama por grama, eles descobriram que o cacau em pó tinha uma maior capacidade antioxidante e um teor mais alto de flavonóides.
Da mesma forma, quando compararam a quantidade de antioxidante por porção encontrada no chocolate preto, cacau, chocolate quente e sucos de frutas, descobriram que o chocolate preto e o cacau tinham uma capacidade maior de antioxidantes bem como mais flavonóides e polifenóis do que os sucos de frutas. No entanto, o chocolate quente, devido ao processamento do chocolate (alcalinização) , continha muito pouco.
De acordo com os pesquisadores, as sementes do cacau podem ser consideradas como uma “excelente fruta” já que possuem um alto valor nutritivo além da sua composição de macronutrientes – o que é uma grande notícia para os amantes de chocolate.

Risoto Saudável


Igredientes
  • 1 xícara(s) (chá) de arroz integral
  • 1 xícara(s) (chá) de repolho roxo picado(s)
  • 1 pé(s) de salsão picado(s)
  • 1 xícara(s) (chá) de cenoura ralada(s)
  • 1/2 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
  • 1/2 unidade(s) de cebola picada
  • 4 dente(s) de alho
  • 3 xícara(s) (chá) de água fervente
  • quanto baste de sal  

Modo de Preparo

 Já na panela de pressão, refogar a cebola, o alho e o pimentão. Dar uma saltitada no restante dos vegetais e em seguida colocar o arroz.
Coloque a água e o sal. Tampe a panela e quando começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando.
Se achar necessário, deixe o fogo aceso para o arroz secar mais um pouquinho depois deste tempo.

Assista o Video de Risoto Basico

Receita - Risoto

Assita o Vídeo de Risoto Básico


Como limpar a pele do rosto?



É muito importante saber como limpar a pele do rosto corretamente, pois a limpeza remove a sujeira da pele, o excesso de óleo na superfície e nos poros, e ajuda no processo de renovação das células. Normalmente os especialistas aconselham o uso de sabonetes (líquidos ou em barra) com água morna. Ao lavar / limpar o rosto, há alguns passos fundamentais. 5 passo simples a seguir:

1 > Molhe o rosto com um pouco de água morna. Tome especial atenção para a temperatura da água, pois a água muito quente pode ser confortável no momento, mas torna a sua pele mais oleosa, uma vez que as glândulas procuram produzir óleo em excesso para estabilizar a pele que secou com a água quente. A água muito fria também não faz bem a sua pele pois provoca um choque térmico e a longo prazo pode provocar alterações na estrutura da sua pele. Opte por água morna, é o ideal.

2 > Espalhe o produto de limpeza suavemente sobre o rosto com a ponta dos dedos. Cubra toda a área do rosto com o sabonete e massageie levemente a pele para o produto limpar bem os poros. Tenha especial cuidado para o sabonete não entrar em contato com os olhos.

3 > Remova o sabonete do seu rosto novamente com água morna. Certifique-se que não deixa resíduos em sua pele.

4 > Com uma toalha limpa enxugue suavemente o seu rosto. Não esfregue a toalha em sua pele. Seque levemente, encostando apenas a toalha, com pequenos toques, para que a água seja absorvida. A fricção da toalha estimulas a glândulas a produzirem óleo em excesso. Tente não secar a sua pele demais mantendo o seu rosto um pouco úmido.

5 > Sobre a pele limpa e um pouco úmida aplicar um hidratante de pele de sua escolha. Massageie o hidratante em seu rosto batendo com a ponta dos dedos até que este seja absorvido pela sua pele.

Como foi mencionado anteriormente, é geralmente uma boa ideia limpar o rosto duas vezes ao dia, normalmente pela manhã ao acordar e à noite antes de ir para a cama. É melhor usar água morna e um sabonete neutro, livre de detergentes abrasivos, álcool ou outros agentes irritantes.
Cuide da sua pele todos os dias e lembre-se que a limpeza depende das características únicas da sua pele. Cada tipo de pele deve ser tratado com diferentes métodos. Para obter o melhor da sua pele você deve saber que tipo de pele você tem. Se você quer realmente aprender a como limpar a pele do rosto corretamente, você deve seguir esses passos e logo vai notar a sua pele mais fresca e limpa.

  

Prática de esportes





Hoje em dia a maioria das pessoas – principalmente os adolescentes - estão deixando de lado a prática de esporte; o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como a má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.
Veremos alguns benefícios da prática regular de esporte. Você verá que problemas físicos e até problemas mentais podem ser solucionados (ou no mínimo amenizados) com a prática de esportes.

Benefícios da Prática do Esporte para a nossa Saúde


Auto-estima - A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
Capacidade Mental - Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
Colesterol - Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.
Depressão - Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
Doenças Crônicas - Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
Envelhecimento - Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
Ossos - Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
Sono - Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
Stress e Ansiedade - A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

 

Pratique sempre algum esporte, pois sua vida só tem a melhorar! Saúde Tudo de BOM!

Caminhada

Quem nunca disse que começaria na segunda-feira? Dar o primeiro passo para iniciar uma atividade física é sempre difícil, mas importante para ter qualidade de vida e uma rotina saudável. A caminhada é uma boa opção pra quem quer começar a fazer uma atividade física e a dica é começar pela caminhada para depois conseguir correr no futuro. Porém, é preciso começar devagar para evitar lesões e dores no corpo. Motivação é essencial para se manter na prática e fazer dela uma rotina.
Segundo especialistas,  seja andar ou correr, qualquer exercício físico feito por, pelo menos, 30 minutos diários trará enormes benefícios para o coração. A caminhada é uma ótima opção para todos porque não exige treinamento, técnica, equipamentos ou instrutores. Já a corrida exige avaliação médica e tem mais riscos ortopédicos e cardiovasculares.
Para quem quer começar, é importante escolher locais ao ar livre, com sombra e longes da poluição. A hidratação é extremamente importante, portanto, não se deve ficar muito exposto ao sol e sem beber água (leve uma garrafinha). O calçado ideal com um bom amortecedor também é essencial para prevenir lesões.
A alimentação também é uma dúvida freqüente de quem começa a fazer exercício,a dica principal é nunca fazer atividade física em jejum.
Antes, é bom comer carboidratos em porções pequenas e, depois, proteínas e carboidratos. Caso a pessoa treine sem se alimentar corretamente, ela pode ter hipoglicemia, desidratação e perder também massa magra.


 MAIS BENEFÍCIOS

- Emagrece: A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.
- Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.
- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.
- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.
- Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.
- Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
- Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
- Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
- Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.
- Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.

ALONGAMENTO


Meteoro no Rio de Janeiro?

Após meteoro cair na Rússia, moradores do Rio se assustam com rastro de fogo no céu 

 

O rastro de fogo observado no céu do Rio de Janeiro no fim da tarde do último domingo (17) assustou moradores da Baixada Fluminense, que compararam o fenômeno ao meteoro que caiu na Rússia na sexta-feira (15).
Para Ana Paula Dutrain, que filmou o rastro de fogo, a imagem era parecida com as cenas divulgas do meteoro que atingiu a Rússia, deixando cerca de 1.200 feridos.
"Estava lanchando com minha filha e meu marido no quintal quando de repente vi um negócio branco caindo. Na minha mente, eu achei que fosse um meteoro porque na proporção que ele caía, acendia uma luz de fogo. Se caiu na Rússia, pode cair aqui. Ninguém ta livre."
Entretanto, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um especialista descartaram a possibilidade.
Pesquisador do Observatório Nacional, Fernando Roig acredita que possa se tratar de um avião. Segundo ele, o fato de o rastro sumir no horizonte poderia ser explicado pela curvatura da Terra.
— A explicação mais plausível é de que seja um avião, pois está se movendo muito lentamente, extremamente lento. Não posso afirmar que seja um avião, mas com certeza não se trata de um meteoro. Muitas pessoas questionaram o fato do rastro sumir no horizonte, mas isso se explicaria pela curvatura da terra. Com isso, em algum momento o rastro teria de ser perdido de vista. A cor do rastro, um pouco alaranjada, também é um indício de avião, uma vez que no fim da tarde o sol estaria iluminando o avião de baixo para cima, o que daria essa coloração.
O INPE também descartou a hipótese de meteoro e explicou que “o comprimento e a velocidade são constantes, típico de rastro de condensação de um jato. O tempo de vida dos meteoros raramente chega a alguns segundos como foi o caso daquele na Rússia, isso porque a velocidade com que os meteoroides entram na atmosfera da Terra é normalmente superior a 7 km por segundo, podendo chegar até 75 km por segundo (270 mil km/h). Tipicamente, a velocidade de entrada na Terra desses objetos é da ordem de 26 km por segundo”.
O instituto ressaltou ainda que “como a destruição dos meteoroides, pra formar os meteoros, começa entre 90 e 100 km de altura, o tempo de duração de um meteoro seria menor que 14 segundos ou maior do que 1,3 segundo, assumindo-se que ele percorreria a distância de 100 km sem ser destruído. Uma série de fatores como seção de choque, ângulo de incidência na atmosfera, composição química do meteoroide e massa total, tem implicações sobre o tempo de vida do meteoro”.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Perder Peso e Barriga, com uma Aliementação Saudável

Que tal uma lista de alimentos que são sadáveis, de bom paladar (gostoso) e que ainda ajuadam a  Perder  Peso e Barriga? Esses 10 alimentos podem fazer uma grande diferença na sua dieta. 

Se você, mulher ou homem, deseja perder peso e a gordura acumulada na barriga, uma boa sugestão é que a sua alimentação contenha estes 10 alimentos. Além de ajudarem a perder peso e barriga, estes alimentos também contribuem para que você tenha uma alimentação mais saudável.
SÃO ELES:
1 - Aveia  
 A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
- Ervilha
 As ervilhas são os alimentos mais ricos em antioxidantes, são capazes de nos proteger do frio e das agressões externas.
Apesar de terem um sabor adocicados, sabe-se que as ervilhas sempre foram apreciadas por crianças e adultos
A verdade a que a ciência, tem dado razão aos apreciadores das ervilhas:
São as leguminosas mais ricas em antioxidantes, que protegem as células do corpo dos danos provocados pelos radicais livres – resultantes de agressões como a poluição, os raios solares, o frio, etc..
Mais , as ervilhas apresentam uma enorme quantidade de 2 antioxidantes, da família do carotenóides, conhecidos por ajudarem a prevenir os problemas de visão associados ao envelhecimento.
- Feijão
 O fato de ser pouco calórico conta muitos pontos a favor do feijão. Afinal, uma concha generosa do grão tem apenas 95 calorias (é menos do que tem um pão francês!). Mas o que faz a diferença é sua capacidade de saciar a fome. Isso se explica: quando ingerimos proteína (e o feijão tem muita), nosso cérebro entende que já estamos satisfeitas e que é hora de parar. Resultado: comemos menos e ficamos bem nutridas quando o consumimos.

 - Lentilha
 As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de  baixar o colesterol. Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido o seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.
Mas esse é apenas um dos muitos benefícios que as lentilhas têm para oferecer. Também fornecem uma quantidade excelente de seis minerais importantes, dois B-vitaminas e proteínas, tudo praticamente sem gordura. Tudo isto com apenas 230 calorias num copo inteiro de lentilhas cozidas.

- Grão de bico
 Grão-de-bico é uma boa fonte de zinco, folato e proteína. Ele também contém muita fibra alimentar, tendo como um dos benefícios ser uma boa fonte de carboidratos para pessoas com diabetes. Grão-de-bico tem pouca gordura e a maior parte dela é poli-insaturada. Ele também fornece sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco.
Estudos recentes indicam que grão-de-bico poderia ter benefícios na redução do colesterol na corrente sanguínea.
Grão-de-bico contém em média:
* 23% de proteína.
* 64% de carboidratos.
* 5% de gordura.
* 6% de fibras.
* 3% de outros materiais.
 
- Laranja / Tangerina
 Da mesma maneira que a laranja, a tangerina fresca é baixa em calorias. Também é uma boa fonte de fibras, potássio e vitamina C. Esta vitamina pode influir numa série de estados fisiológicos, particularmente na redução de nitrosaminas, as quais possuem efeitos cancerígenos. O câncer do estômago é menos frequente naqueles cuja dieta é rica em vitamina C. Verificou-se que a capacidade antioxidante da vitamina C pode proteger contra diversos tipos de cancro, uma vez que intensifica as funções imunológicas. A tangerina também contém folato, uma vitamina do complexo B que se relaciona com uma gravidez saudável, embora a sua concentração na tangerina não seja tão alta como na laranja.

- Manga
 Entre as principais vitaminas que podemos encontrar nas mangas, destaca por exemplo a presença tanto de vitamina C como de vitaminas do grupo B, importantes para o sistema nervoso e para o correto funcionamento do metabolismo. Além disso, também é muito rico em selênio, magnésio e ferro, e alto conteúdo em potássio o transforma em uma fruta com um importante efeito diurético, ajudando contra a retenção de líquidos.
- Maçã 
 Aser uma fruta deliciosa também traz inúmeros benefícios para saúde conheça alguns deles, reduz a chance de câncer de pulmão, mama, próstata, doenças cardiovasculares e asma. Contribui para um sono mais tranquilo, evita a formação de pedras no rim, age contra a digestão, limpa a parte bucal boca faringe e é excelente para favorecer a ressonância da voz. Rica em potássio elimina o excesso de sódio no corpo evita o aumento de glicose no sangue e muito mais aproveite esta maravilhosa fruta para que ingerindo-a todos os dias você conheça os grandiosos benefícios a saúde.


- Ananás / Abacaxi
  O Abacaxi é rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. A segundo revela as pesquisa, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão. Além disso é essencial para as pessoas do grupo sanguíneo A. Sendo rico em fibras solúveis é otimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias; Para quem quer perder peso o abacaxi é importante, (principalmente quem tem retenção de líquidos).
O abacaxi é um alimento energético e o suco em um copo de 250 ml contém em média 150 calorias o que pode te manter forte durante o dia inteiro sem sentir muito sono, ideal para quem trabalha muito tempo em uma posição só.
O abacaxi  contém a celulose, uma substância que é indispensável para o funcionamento intestinal.
Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão, por isso é muito usado em dietas de emagrecimento.

- Cenoura
As propriedades da cenoura para perder peso são muitas, e o melhor é que ela se carateriza por ser um vegetal diurético que favorece a eliminação de líquidos, e que brinda o benefício de desintegrar os cálculos renais.
É bom você adicioná-la às suas comidas já que para cada 100 gramas de cenoura você terá apenas 42 calorias, tem uma enorme quantidade de fibra (o que acelera o trânsito intestinal e ajuda a desintoxicar o corpo); e o seu conteúdo de água ajuda a saciar a fome e faz dela um bom diurético.
Outro bom dado para os amantes da cenoura é que ela contém antioxidantes, que todos sabemos que fazem maravilhas pela nossa saúde. Por isso nem duvide em começar a incluir a cenoura nas suas comidas, seja crua ou cozida.

Aproveite e monte um cardápio colorido, de muitas fibras, saudável e que vai ajudar na sua dieta! Aproveite!