sábado, 9 de fevereiro de 2013

Continue bem depois do Carnaval



Folião Consciente


Estamos  oficialmente no clima de carnaval Viagens, desfiles de escolas de samba, blocos de rua, trios elétricos, festas à fantasia… o feriado pode ser aproveitado de várias maneiras, mas no fundo todos querem a mesma coisa: cair na folia e se divertir!
Curtir o Carnaval, no entanto, não precisa ser sinônimo de irresponsabilidade e destruição. Dá para aproveitar os quatro dias de festa com muita alegria e sem contribuir para a depredação da cidade onde você está e do meio ambiente. Duvida?
Confira, abaixo, 10 dicas supersimples para os foliões que estão dispostos a aproveitar o carnaval sem deixar de lado a consciência socioambiental.





1- SEJA UMA BOA VISITA 
Não importa se você vai viajar nesse feriado ou ficará na sua cidade: quando estiver curtindo o carnaval, na rua, respeite o espaço público! Fazer xixi no asfalto, destruir placas de sinalização, subir em cima de árvores e depredar monumentos não tem nada a ver com diversão, mas sim com falta de cidadania e educação.
2- FAÇA DO DITADO UMA MARCHINHA: LUGAR DE LIXO É NO LIXO 
A sujeira que o Carnaval deixa nas cidades é um dos maiores problemas do pós-feriado: latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes. Até mesmo os mares são feitos de lixeira pelos foliões, o que polui a água e prejudica a biodiversidade marinha. Em 2010, a ONG internacional Global Garbagepostou fotos chocantes do fundo do mar de Salvador, 10 dias depois do Carnaval: mais de 1.500 latinhas e garrafas, além de pedaços de abadás e outros objetos plásticos, foram encontrados por mergulhadoresJogar o lixo no lixo, durante a folia, daria muito menos dor de cabeça na ressaca do pós-Carnaval!
3- GASTE ENERGIA, APENAS, NAS COMEMORAÇÕES
Se você for viajar, não esqueça de tirar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos – como televisão, computador e microondas que ficam na sua casa. Segundo o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, tirar esses equipamentos da tomada, quando eles estão fora de uso, pode reduzir a conta de luz em até 25%. Com o dinheiro que você economizar, dá até para trazer umas lembrancinhas de artesanato para os amigos e, de quebra, incentivar a economia local da cidade que você visitar.
4- NÃO TOLERE A EXPLORAÇÃO 
O problema acontece o ano inteiro, mas no Carnaval – por conta do aumento da circulação de pessoas nas cidades e, também, do clima de “pode tudo” – a incidência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes aumenta. Em 2012, entre os meses de janeiro e abril, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) recebeu mais de 34 mil denúncias de abuso e exploração sexual de menores, o que representa um aumento de 71%, em relação ao mesmo período de 2011. Para tentar mudar essa realidade, o governo preparou para 2013 a campanha Não desvie o olhar (vídeo logo abaixo) 
. Divulgada por todo o Brasil, a ação incentiva a população a denunciar esses casos no Disque 100, que funciona 24h por dia. Portanto, já sabe: se você presenciar alguma cena de exploração neste feriado, não exite em denunciar e aproveite para transmitir essa mensagem para todos os seus amigos e parentes.
5- ABUSE DA CRIATIVIDADE PARA SE FANTASIAR 
Viagens e abadás já custam tanto dinheiro que economizar na hora de se fantasiar é uma ótima ideia. Que tal liberar a criatividade e utilizar materiais usados para confeccionar sua roupa de Carnaval? Além de poupar o bolso, você dá uma trégua para o meio ambiente e, depois da folia, dá para reciclar a fantasia ou, então, trocá-la com amigos. Aproveite e já combine com eles o roteiro do próximo Carnaval!
6 – PROGRAME O FERIADO DOS SEUS ANIMAIS
Acredite: tem gente que planeja a viagem de Carnaval com tanto entusiasmo e fica tão ansioso para os dias de folia que acaba esquecendo dos cuidados que deve tomar com os animais de estimação enquanto estiver fora. Ou, pior, os abandona na rua. Se seu bicho não o acompanhar na viagem, lembre de deixá-lo aos cuidados de um vizinho ou parente. O ideal é que alguém passe na sua casa todos os dias, para brincar com ele, passear e limpar a sujeira. Também há a opção de hotéis para animais domésticos, que dispensam a preocupação do viajante.
7 – ECONOMIZE COM O TRANSPORTE 
Se optar por viajar de carro, lembre de oferecer carona para amigos e parentes que vão ao mesmo destino ou, então, que passem pelo seu caminho. Com mais gente no carro, todos economizam dinheiro e também poupam o meio ambiente, que deixa de receber os gases do efeito estufaliberados pela queima do combustível. A carona ainda alivia o trânsito, que pode ser infernal em feriados prolongados. Quão desagradável não é uma viagem que dura o dobro – ou mais – do que o necessário por causa do excesso de veículos?
8 – PREPARE O SEU CARRO 
Para pegar a estrada e dirigir de forma confortável, lembre-se de fazer uma vistoria geral no seu veículo. A atitude garante mais segurança para você e, também, para os outros motoristas. Pneus calibrados, água no depósito do limpador pára-brisa, nível certo do óleo e parte elétrica em dia são, apenas, alguns dos itens necessários. Não se esqueça também do kit macaco, triângulo e chave de roda, para o caso do pneu furar.
9 – CAMISINHA NA CABEÇA E SAMBA NO PÉ
Faça as contas: nove meses depois do Carnaval, o número de bebês chegando ao mundo cresce bastante. Além de evitar a gravidez indesejada, a camisinha previne da contaminação de doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, como faz todos os anos, o Ministério da Saúde já lançou sua campanha para 2013: a A vida é melhor sem Aids, que lembra os foliões a respeito da importância de usar preservativo nas relações sexuais. Não dá nem para usar a desculpa de que esqueceu de levar a camisinha para a festa: o governo anunciou que distribuirá gratuitamente aos foliões 68 milhões de preservativos durante as festas de Carnaval de todo o Brasil.
10 – MANEIRE NO ÁLCOOL 
Lembre-se que condutores de veículos são proibidos de consumir bebidas alcoólicas. A lei que mudou o Código de Trânsito Brasileiro não é à toa: o álcool altera a capacidade de reação e prolonga a resposta do motorista. Trata-se de um poderoso catalisador de acidentes. De acordo com especialistas, não existe uma quantidade segura para se beber e dirigir. Então, para se divertir sem preocupação, combine com a turma quem será o motorista da vez e não beberá – ou pegue um taxi. Também é importante ter em mente que o álcool desidrata o organismo: para evitar a ressaca, beba água, isotônicos e sucos naturais.
Fonte: Planeta Sustentável


Ana Hickmann diz que vai engravidar...


Inspirada pelo tema "milagre" da Vai-Vai, Ana Hickmann diz:
"Engravidar vai se o milagre do ano!"



A Vai-Vai, escola de samba pela qual Ana Hickmann (31) é madrinha há três anos, andou inspirando a apresentadora depois do desfile desta madrugada de sábado, 9. Ao tratar o tema do milagre da transformação, dando enfoque à passagem da uva ao vinho, a agremiação lembrou Ana da espera por um outro milagre, a gravidez.
"O milagre deveria acontecer todos os dias, essas transformações do simples para o glamoroso. Tinha falado que ia engravidar depois do carnaval... esse sim vai ser o milagre desse ano", garantiu ela.
Sobre a fantasia que desfilou na avenida, Ana explicou: "A minha fantasia significa a transformação da água em vinho, o primeiro milagre de Jesus", comentou ela que prefere desfilar no chão: "A emoção de sair no chão é maior do que no carro", opinou.
Sua preparação para o carnaval deste ano concentrou exercícios e dieta, aliados a descanso: "Há um mês faço um treino intensivo e uma dieta especial. Hoje descansei o dia inteiro".





sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARNAVAL DO RIO


Entenda os nomes das fantasias das rainhas de bateria no carnaval 2013

De baliza a maquinista de trem, veja o que Viviane Araújo, Gracyanne Barbosa e Sabrina Sato vão representar na avenida.



Viviane Araujo (Foto: Leo Franco/AgNews)
Nem sempre o enredo de uma escola de samba é fácil de se entender na avenida. E em 2013 alguns nomes de fantasias de rainhas de bateria prometem dar o que falar ou gerar algumas dúvidas. Vamos tentar entender algumas

Viviane Araújo - virá vestida de inspiração do pintor.
No Salgueiro, que vai falar sobre fama noCarnaval 2013, Viviane Araújo virá vestida de inspiração do pintor. Ou melhor, sua roupa fará uma referência às obras de arte que ficaram famosas ao longo da história. A bateria de Vivi, por exemplo, fará referência ao retrato mais famoso do líder da Revolução Cubana, Che Guevara.
“Vai ser uma das fantasias mais ricas que Vivi já usou. Ela encomendou 300 pedras para enfeitá-la”, entrega o estilista da beldade, Guilherme Alves.
Lucilene Caetano posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Lucilene Caetano - virá vestida de joia do oriente
No enredo "As sete confluências do Rio Han - 50 anos de imigração da Coreia do Sul no Brasil", da Inocentes de Belford Roxo, a modelo Lucilene Caetano virá fantasiada de “Joia do Oriente”. A fantasia será nas cores preto e coral e é inspirada na moda que as sul-coreanas usam. A ideia do  carnavalesco Wagner Gonçalves surgiu quando ele passou 15 dias em Seul pesquisando para o enredo.
Juliana Alves posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Juliana Alves - virá vestida de maestrina
A Unidos da Tijuca, que vai falar sobre a Alemanha, Juliana Alves vai encarnar uma maestrina. Sua bateria vai fazer referência aos músicos alemães, e ela aparecerá como grande condutora desses talentos. A fantasia será luxuosa e em tons de ouro, pêssego com faisões amarelos - lembrando as cores da escola. Obra do estilista Edmilson Lima.
Carnaval - Bruna Bruno posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Bruna Bruno - virá vestida de inspiração africana
Na União da Ilha, que vai homenagear o centenário do poeta Vinicius de Moraes, a rainha de bateria Bruna Bruno também vai ter o papel de inspirar na avenida. Ou melhor, representar a inspiração africana do poetinha em suas composições. Mais especificamente naquelas que fez com o amigo Baden Powell.
Camila Silva, rainha da Mocidade, posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Camila Silva - virá vestida de estrela pop do espetáculo
Na ópera pop que o carnavalesco Alexandre Louzada, da Mocidade Independente de Padre Miguel, quer levar para a avenida, para falar sobre o Rock In Rio, Camila Silva vai assumir o papel de estrela pop do espetáculo. A ideia é que a fantasia de Camila tenha muitas referências do rock como brilho e correntes.

Patrícia Nery (Foto: Divulgação/Yuri Graneiro)
Patrícia Nery - virá vestida de energia do Mercadão
A Portela, que vai homenagear os 400 anos do bairro de Madureira, no Rio, e que abriga a escola, optou por colocar sua rainha vestida de energia do Mercadão de Madureira. É que o local, um dos principais pontos de comércio popular carioca, é famoso também por vender artigos religiosos.
Bruna Almeida (Foto: Ricardo Almeida/Divulgação)
Bruna Almeida - virá vestida de Tereza Cristina
No enredo da São Clemente, que vai falar sobre as novelas do horário nobre, o carnavalesco Milton Cunha vai colocar sua rainha, Bruna Almeida, vestida de Tereza Cristina, numa alusão ao personagem de Christiane Torloni, em “Fina Estampa”. Os ritmistas da escola virão de Crô, o fiel mordomo da madame, vivido por Marcelo Serrado, na trama de Aguinaldo Silva.
Carnaval - Gracyanne Barbosa posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Gracyanne Barbosa - virá vestida de maquinista de trem
Já Mangueira, que vai falar sobre a cidade de Cuiabá, vai mostrar a importância do trem para o desenvolvimento da cidade. E nada melhor do que colocar a rainha Gracyanne Barbosa para conduzir essa locomotiva. Mas não espere qualquer maquinista, não. Segundo o estilista Marcio Carvalho, que está desenvolvendo a roupa da modelo, Gracy manterá a fantasia em duas peças, para mostrar o corpã - mas tudo com um corte diferenciado - e será uma maquinista diferente. Ele contou também que vai manter penas e cristais. A fantasia dos ritmistas e a relação dela com a roupa de Gracy é mistério guardado a sete chaves.
Raíssa, rainha de bateria da Beija-Flor, em gravação de clipe de carnaval no Rio (Foto: Isac Luz/ EGO)
Raissa Oliveira - virá de rainha cigana
A Beija-Flor, que vai falar sobre os cavalos da raça mangalarga marchador, vai colocar Raíssa de rainha cigana e seus ritmistas, de ciganos. A ideia é contar como a raça de cavalo era usada por esse povo. “Tudo o que posso dizer é que ela terá muito brilho e luxo. Afinal, é uma rainha cigana”, adiantou ela, cuja roupa está sendo feita pelos estilistas Léo e Pedrão.
Carla Prata em ensaio da Grande Rio na Marquês de Sapucaí, no Rio (Foto: Isac Luz/ EGO)
Carla Prata - virá vestida de baliza
Sabe como se chama aquela mocinha que vem na frente de uma banda de músicos fazendo acrobacias? Em geral com um mastro na mão? Baliza de banda! É essa a fantasia de Carla Prata, a rainha de bateria da Grande Rio, que vai falar sobre a disputa do Rio de Janeiro pelos royalties do Petróleo.
Cris Vianna recebe carinho da comunidade (Foto: Raphael Mesquita/Photo Rio News)
Cris Vianna - virá de joia do Pará
No enredo da Imperatriz Leopoldinense, que vai homenagear o estado do Pará, Cris Vianna virá de joia do Pará. A ideia é que ela represente a coisa mais preciosa do local, e sua roupa terá muitos elementos luxuosos. A fantasia está a cargo do estilista Edmilson Lima.

Sabrina Sato (Foto: Danilo Borges/Divulgação)
Sabrina Sato - virá de pássaro da plantação
Sabrina promete surpreender mais uma vez na avenida. A rainha de bateria da Vila Isabel, que há três anos tem suas roupas confeccionadas pelo estilista Henrique Filho, virá vestida de pássaro da plantação, dentro do enredo que vai falar sobre o homem do campo. Pela primeira vez Sabrina vira vestida com penas e deve ganhar asas sobre os braços.




Berinjela Recheada com Proteína de Soja

ingredientes


  • 1 xícara de proteína de soja granulada
  • 1 caldo de legumes
  • 1 1/2 xícara de água fervente
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 2 berinjelas médias cortadas ao meio e cozidas
  • 1 colher de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 1 alho picado
  • 2 tomates picados
  • Sal, pimenta, orégano e manjericão picado a gosto
  • 1/2 xícara de mussarela ralada no ralo grosso

modo de preparo


Em uma tigela, coloque a proteína de soja e cubra com o caldo dissolvido na água e o suco de limão. Reserve por duas horas. Escorra e reserve. Com cuidado, retire o miolo das berinjelas e reserve as cascas. Aqueça o azeite doure a cebola e o alho. Junte o tomate e o miolo das berinjelas, tempere com sal e pimenta. Adicione o orégano e o manjericão. Recheie as cascas reservadas e coloque-as em uma assadeira. Polvilhe o queijo e leve ao forno, preaquecido em tempetatura média, por 15 minutos ou até o queijo derreter. Sirva.

Alimentos Termogênicos


Alimentos termogênicos, uma ferramenta a favor do seu emagrecimento




Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer e estando em questão os alimentos alimentos termogênicos, há uma maior facilidade. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 


Alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras.No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. As crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, nervosismo e taquicardia. Por isso, uma avaliação médico nutricional é necessária, antes da introdução rotineira destes alimentos. Além, disso, o exagero no consumo pode levar ao surgimento de sintomas como enxaqueca, tontura e insônia.


Para emagrecer de maneira saudável, não há nada mais termogênico do que a atividade física. Durante os exercícios aeróbicos, a temperatura corporal alcança graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente estoques de gordura em excesso. No entanto, certos alimentos imitam o processo em menores proporções e, quando consumidos com regularidade (diariamente), ajudam a queimar calorias. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energiaporém por si só não devem ser encarados como milagrosos, pois sozinhos não têm nenhum efeito no organismo. Devem ser aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é grande.
Conheça alguns alimentos que ajudam a emagrecer
Pimenta vermelha - Getty Images
 Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas são capazes de aumentar o metabolismo em até 20%.

Gengibre - Getty Images
Gengibre: Pelo menos um pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, na salada, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Também pode ser colocado na garrafinha de água que consumirá ao longo do dia.
Vinagre de Maçã: 1 e 1/2 colher de chá duas vezes ao dia. Para este efeito, o vinagre de maçã não deve ser refinado.
Chá verde - Getty Images
Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das três principais refeições do dia. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue ( o que ajuda a diminuir a compulsão por doces ) e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. O chá também pode ser utilizado como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá.
Canela - Getty Images
Canela: 1g ( ½ colher de chá) duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.
Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Pode ser encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.


Água gelada - Getty Images
Água gelada: ao consumir água gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura interna para 37ºC, e com isso “gasta” mais calorias. Recomenda-se um mínimo de 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC
Soja: o grão contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção do glucagon, que tem ação térmica. 3 colheres de sopa por dia são suficientes.
Chá de hibisco - Getty Images
Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, o recomendado é um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.
Salmão é rico em Ômega 3 - Getty Images
Alimentos com Ômega 3:  Ele é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Outros alimentos termogênicos são algas ( Clorella, 2 colheres de sopa em dias alternados) laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga, orégano, derivados de chocolate, cominho, mostarda, cebola, alho, curry, linhaça, óleo de coco, etc. 
É possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, de preferência antes da atividade física, se consegue um bom resultado.


Limão com Gengibre



Suco de limão com gengibre emagrece

Uma outra boa dica é o suco de limão com gengibre. É a combinação ideal para acelerar a perda de peso e ainda auxilia na digestão e controla a fome. E é uma bebida refrescante para o verão.


Suco de limão com gengibre para emagrecer

Suco de limão com gengibre para emagrecer funciona porque esses dois alimentos são considerados termogênicos(depois vamos falar um pouquinho sobre esse assunto), ou seja, quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido suas propriedades, assim aceleram o metabolismo e contribuem com o emagrecimento.
Benefícios do limão
  • Termogênico e diurético, ajuda emagrecer e reduz o inchaço.
  • Efeito desintoxicante, elimina as toxinas do organismo.
  • Ajuda a evitar o acúmulo de gordura.
  • Tem propriedades que diminui a fome.
Benefícios do gengibre
  • Acelera o metabolismo e a queima de calorias.
  • Reduz e evita o acúmulo de gordura abdominal.
  • Melhora o funcionamento do intestino.
  • Reduz e controla a ansiedade.
  • Aumenta a sensação de saciedade.
  • Tem ação anti-inflamatória e combate a celulite.
Como fazer suco de limão com gengibre
Fazer o suco de limão com gengibre é muito fácil, confira uma receita que pode ser usada tanto no verão quanto no inverno, o limão e o gengibre combinam muito bem não só no preparo de sucos mas também no preparo de chás. Na versão de chá suas propriedades emagrecedoras ficam mais potentes ainda.
Ingredientes
  • ½ limão
  • 300 ml de água
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
  • Gelo a gosto
  • Folhas de hortelã
Modo de preparo
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Coe se preferir.
  • Coloque as folhas de hortelã para dar mais gostinho e aroma.
  • Sirva logo em seguida.
Como fazer o chá
  • Ferva a água.
  • Acrescente o limão e o gengibre.
  • Se preferir pode colocar uma colher de chá de mel e folhas de hortelã.
Para emagrecer com a ajuda do limão e gengibre procure associar a bebida à uma alimentação bem balanceada. A bebida deve ser tomada antes das refeições pelo menos duas vezes ao dia, para melhores resultados.
Espero que gostem dessa dica e que possa ajudar! Eu uso sempre e gosto muito!