quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Massa de banana ajuda a emagrecer


Cozida, a polpa da fruta (antes de amadurecer) pode ser usada no preparo de receitas diversas, aproveite!
Fruta milenar cultivada pela humanidade há oito mil anos e de fácil acesso, a banana é rica em nutrientes e quarta cultura mais importante do planeta. Em solo brasileiro, a banana é abundante, mas nem todos nós sabemos nos beneficiar da concentração de calorias em sua polpa, sob a forma de sacarose, glicose, frutose e amido, que o corpo converte em energia. "Que natureza Incrível!"
Por incrível que pareça, o melhor aproveitamento que podemos fazer da banana para a saúde não é em sua condição madura, como conhecemos e apreciamos. Ainda verde, na forma de pasta, a fruta preserva suas preciosas vitaminas e sais minerais, podendo ser usada como enriquecedora nutricional em receitas as mais variadas possíveis, como em bolos, massas, pães e patês.
 Esta espécie de purê, chamado de biomassa da banana verde, aumenta o volume do prato, conserva o sabor dos alimentos e ainda ajuda a emagrecer e manter a forma, pois dificulta a absorção de gorduras e açúcar – por isso, também é uma boa opção para diabéticos ou para quem sofre com colesterol alto.
 Nós brasileiros estamo acostumados a comer a fruta madura, e assim nem percebemos a ótima alternativa alimentícia que tem. A polpa da banana verde é rica em vitaminas A, B1, B2, sódio, potássio, magnésio, manganês, cobre, fósforo, enxofre e iodo. A biomassa da banana verde pode ser usada em substituição à batata nas sopas e no nhoque, assim como em receitas de rosquinhas, massas e em vários doces e salgados.
Qualquer variedade da fruta pode ser usada como biomassa. Pesquisadora e divulgadora dos benefícios da banana verde, a especialista Heloisa de Freitas Valle atesta que uma grande vantagem é que, além de muito barata, como todas as frutas, quando ainda verde, ela possui no máximo 2% dos açúcares e alta quantidade de amido que se transforma em quase todos os açúcares no corpo depois de maduras.
O amido do fruto verde, o amido resistente, tem uma estrutura molecular maior e, por isso, é de difícil digestão. Se cozinharmos a banana ainda verde, ela perde o tanino, que é o elemento indigesto e que amarra a boca, mantendo o amido resistente. Ele passa pelo sistema digestivo sem ser absorvido, porque fica impossível de ser quebrado.
E é precisamente este amido que dá a liga à massa. Assim, a polpa da banana verde, depois de cozida em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique com uma coloração bem avermelhada, ainda com a casca, transforma-se num ótimo engrossador de receitas. Cozida, a massa perde o gosto forte característico, sem influenciar no sabor dos pratos. Depois, é só amassar, conservar em geladeira até que esfrie bem, e encontrar um bom uso em suas preparações prediletas.

Aprenda algumas receitas com a Biomassa da Banana Verde

Abuse da massa de banana verde
em suas receitas e emagreça com saúde

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário