quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Você sabe que suco ajuda na dieta?


Alguns cuidados devem ser tomados para que o suco seja bem integrado a sua dieta. O suco figura entre as melhores opções de bebida para quem quer ter uma alimentação saudável e controlar o peso - ganha até do refrigerante zero calorias. É verdade que ele é mais calórico do que a bebida gaseificada light, mas é rico em vitaminas e minerais que trazem bem mais benefícios do que os refrigerantes, que são poucos nutritivos e por isso classificados na categoria de alimentos de "caloria vazia".

Na hora do consumo, porém, nutricionistas pedem alguns cuidados para não exagerar no uso dos sucos e acabar engordando em vez de emagrecer. Afinal, como qualquer outro alimento nutritivo, eles também precisam de moderação. Responda o quiz a seguir e descubra quais são esses cuidados.

Abaixo algumas dúvidas e repostas:
 1- Posso substituir o suco pela fruta?
Não, o suco não substitiu a fruta embora seja nutritivo. 
Uma alimentação ideal deve incluir tanto sucos quanto as frutas naturais. "Quando ingerimos a fruta, consumimos uma quantidade maior de fibras" é mais natural. Para quem quer emagrecer, também é preciso ficar de olho no tipo de suco escolhido: alguns sucos precisam de muitas frutas (laranja, tangerina) para encher um copo e com isso somam mais açúcar e por consequência mais calorias na alimentação, enquanto outros são diluídos em água (abacaxi, melão, limão) e menos calóricos. Um copo de 200 ml de suco de laranja, por exemplo, tem 90 calorias. Já a mesma quantidade de suco de abacaxi (sem açúcar) tem por volta de 64 calorias.
2- Todo o suco de fruta é light?
Não, por isso é preciso maneirar no consumo.
Apesar de ser natural e saudável, todas as frutas são ricas em açúcares e calorias. Por isso, vale ficar de olho nas opções menos calóricas, como limão, abacaxi e maracujá - mas sem acrescentar açúcar, senão as calorias pulam para mais de 100. Converse com o seu médico ou nutricionista para saber se você pode usar adoçantes na dieta. Em qualquer dieta é necessaria a orientação de um especialista.
 3- Suco de caixinha é igual ao natural?
Não, o suco natural é mais nutritivo.
É claro que o suco natural é melhor por conter bem mais nutrientes. "Suco de caixinha apresenta muitos corantes e conservantes, ou seja, químicas que podem causar reações adversas no organismo". Sem contar que o suco de caixinha contém a fruta manipulada, que perdeu nutrientes durante o processo de industrialização. Muitos sucos industrializados têm, inclusive, tantas calorias quanto o refrigerante, devido a necessidade da inclusão de produtos químicos para melhor conservação. Se for investir neles, prefira as versões light. "Em certos alimentos, o bagaço, a casca, os talos e as sementes são as partes mais ricas em nutrientes e o suco natural permite que você aproveite todos eles", sendo sempre a melhor opção. 
4- O suco pode substituir a água do dia?
Não, a água continua sendo o líquido mais importante do dia.
O suco também tem água e hidrata, mas não deve ser a única fonte de líquido do seu dia. "O ideal é que a gente consuma de oito a 12 copos de água diariamente", sem contar com outros tipos de líquido. Se você consumir tudo isso em sucos, provavelmente acabará engordando. Além disso, a água tem importantes funções no nosso organismo: "Ela está presente em todas as reações químicas; dá estrutura e forma ao corpo; transporta nutrientes, hormônios e substâncias pelo corpo e dentre as células, é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, elimina as substâncias tóxicas, regula a temperatura corporal, lubrifica estruturas do corpo, entre muitas outras funções", sendo o líquido mais edequado para ingestão, mais do que o suco ou qualquer outro. 
5- Prepar o suco e deixar armazenado provoca perda de nutrientes?
Sim.
Como qualquer outro alimento, o ideal é fazer o suco e beber na hora porque, mesmo que a bebida seja armazenada na geladeira, os nutrientes começam a se oxidar e são perdidos. "Se você beber o suco duas ou três horas depois, ainda irá ingerir os nutrientes, mas em uma quantidade menor do que se ele estivesse fresquinho".
6- O suco de fruta natural é melhor que o de polpa?
Sim.
O suco feito na hora com a fruta in natura é sempre a melhor opção. As frutas sofrem perdas de nutrientes ao serem preparadas em forma de polpa. Mas sabemos que durante a correria do dia a dia, nem sempre é possível fazer um suco natural. "Neste caso, escolha a polpa congelada, já que ela ainda mantém uma quantidade razoável de nutrientes e não possui adição de açúcar e substâncias químicas, como o suco de caixinha". Mas sempre que puder prefira o suco natural.
7- Qual é o melhor momento do dia para beber suco?
Entre o intervalo das refeições principais
Segundo  nutricionista, o ideal é esperar duas horas para beber líquidos após as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar). "Caso contrário, o suco pode alterar o pH do estômago e prejudicar a digestão". Além disso, se você exagerar na ingestão de bebida durante a refeição, acaba se sentindo estufado e não se alimenta direito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário