segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Atividade Física

Exercicio Fisico

Exercício Físico
  Équalquer atividade física que mantém ou aumenta a capacidade em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento dahabilidade atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

Benefícios do Exercício Físico
O exercício físico é importante para qualquer um que queira se manter saudável. Seja qual for a sua idade, o exercício físico regular traz grandes benefícios a saúde, à sua aparência e ao seu bem estar.

Queima calorias – exercícios fisicos queimam calorias, porém não é esse o benefício mais importante. Evite pensar que uma pequena quantidade de exercícios lhe dá o direito de comer mais calorias. Você provavelmente vai comer mais do que perdeu no exercício!

 Protege contra doenças – os exercícios físicos podem ajudar a melhorar vários problemas físicos: alivia dores nas costas, fortalece os ossos (reduz o risco de osteoporose e fratura), melhora os distúrbios menstruais, diminui o risco de pressão alta e derrame, e reduz o risco de doenças cardíacas. O exercício aumenta o HDL (o bom colesterol) e diminui os triglicérideos, alem de ajudar a controlar o açúcar no sangue (glicemia) de indivíduos diabéticos.

Melhora a função imunológica – os exercícios moderados podem protege-lo de infecções, como a gripe, por exemplo. Por outro lado exercícios físicos demais podem ter efeito oposto.

Eleva a confiança e melhora outros fatores psicológicos – os exercícios físicos fazem as pessoas se sentirem melhor. Cada vez que você está realizando uma atividade física significa que está fazendo mudanças positivas, dando-lhe a sensação de controle e melhorando a autoconfiança. Também, muitas pessoas se exercitam para aliviar o stress, diminui a ansiedade e a depressão. O exercício também ajuda a conciliar o sono.

Aumenta força, resistência e flexibilidade física – alguns exercícios físicos, como bicicleta e o futebol, podem torna-lo mais fortes, outros, como a ginástica, o torna mais flexível, enquanto nadar e correr aumenta sua resistência.

Preserva a musculatura do corpo – quando você perde peso, seu corpo reduz tanto gordura quanto músculos. O importante, entretanto, é aumentar a perda de gordura e preservar ou aumentar a massa muscular. E isso pode ser feito através da prática diária do exercício físico.

Aumenta a produtividade no trabalho – os exercícios físicos dão a energia que você precisa para realizar atividades, além de refrescar a sua cabeça ajuda a manter concentração.

Preserva a taxa metabólica – a perda de peso pode diminuir o gasto de calorias do seu corpo. E isto não é bom, porque seu corpo, então, usa menos energia (calorias) para funções básicas num momento que você quer queimar mais. O exercício acelera o metabolismo e evita a diminuição do gasto energético.

Ajuda a controlar o apetite – em quantidades moderadas, o exercício físico pode inibir o apetite.

O ideal para a saúde é que o exercício físico se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulto.








Exercicio Fisico

 Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que estão começando.

Mas atenção!

Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.
Podemos saber que fazer exercícios físicos com regularidade faz bem, mas esse conhecimento não é suficiente.O importante é FAZER, pois de que serve um conhecimento que não é aproveitado?

Então vamos começar? Em 2013 faça Exercício Físico regurlamente!

Exercicio Fisico

Nenhum comentário:

Postar um comentário