segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Glaucoma




O que é GLAUCOMA?
A parte interna do olho humano é preenchida por um líquido transparente, o humor aquoso. Sua função é manter a vitalidade das estruturas  internas do olho, e é produzido conntantemente pelo organismo, sendo drenado naturalmente por ivas de escoamento.
Quando há alguma deficiência nestas vias, há um acúmulo do humor aquoso, resultando em uma elevação excessiva da pressão intraocular (PIO). Isto pode causar eventuais danos ao nervo óptico, uma irreversível perda de fibras nervosas e, consequentemente, a perda de visão gradativa.
O Glaucoma é uma doença ocular assintomática, onde o diagnóstico precoce e tratamento assíduo, são a melhor forma de controle.

Quem apresenta fatores de risco?
O Glaucoma pode afetar a todos, porém, as pessoas que possuem um ou mais das características descristas abaixo apresentarão maior risdo de desenvolver glaucoma:
  • Pressão intraocular elevada;
  • Hipertensos
  • Idade acima de 40 anos;
  • Diabéticos;
  • Histórico familiar de glaucoma;
  • Afro-descendentes;
  • Longo tratamento com esteróides;
  • Altos graus de miopia.

Glaucoma tem cura?
Há muita pesquisa em busca da cura para o glaucoma e já existem muitos avanços. Acredita-se que algumas drogas são capazes de agir previamente, por meio de efeito neuroprotetor.

O glaucoma e a hipertensão ocular são doenças crônicas que ainda não tem cura. O paciente diagnosticado deverá tratar-se pela vida toda com uso de colírios e, em alguns casos, através de procedimento cirúrgico.

Nos dois casos, o objetivo é aumentar o escoamento ou diminuir a produção do humor aquoso para equilibrar a pressão intraocular. Se possível o ideal é ocnseguir as duas ciosas.

A chave para preservar a visão é reduzir a pressão intraocular.
Os olhos normais paresentam pressão intraocular entre 10 a 20 milímetros de mercúrio (mmHg). Porém somente seu oftalmologista poderá determinar qual o nível de pressão ideal que ajudará conter a evolução do glaucoma.
O tipo mais comum  de tratamento para o glaucoma é o medicamento em gotas, normalmente usado diariamente.
É muito importante seguir a orientação exata do seu oftalmologista para o sucesso do tratamento.
O uso contínuo do seu colírio pode fazer a diferença na preservação da sua visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário