segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Corpo são, mente sã



 
Para quem está sempre ocupado, correndo, cheio de coisas pendentes para terminar, no trabaho, em casa, com os filhos, achar tempo para relaxar, incluir na rotina alguma atividade física ou hobby parece missão impossível. O bioquímico Sérgio Gregório da Silva, professor de fisiologia do exercício na Universidade Federal do Paraná, explica como a atividade física nos ajuda a atingir o triplo equilíbrio.

"Do ponto de vista bioquímico, o exercício favorece a liberação de endorfina, hormônio que dá a sensação de bem-estar e relaxamento, e de neurotransmissores, como a serotonina e a norepinefrina, antidepressivos naturais."

Do ponto de vista fisiológico, o esporte ajuda na regulação do cortisol, hormônio do estresse que promove a constrição dos vasos. No médio prazo, o efeito é uma redução na pressão arterial e na frequência cardíaca.

"A pessoa fica menos ofegante ao realizar atividades simples do dia a dia, como subir uma escada, o que aumenta o bem-estar relacionado à saúde", diz o bioquímico. Por fim, do ponto de vista psicológico, os maiores efeitos são vistos na autoestima, isso porque conseguimos realizar nossas tarefas com mais eficácia e condicionamento físico e emocional.

A pessoa passa a se ver como alguém que se cuida e aumenta a confiança em sua imagem corporal. "A atividade escolhida tem de promover um desligamento das preocupações do trabalho", diz a psicóloga Liliana Scheliga, da clínica Mind Solutions, de São Paulo, ou de qualquer outro assunto que gere estresse.
Busque algo do seu agrado, algo fácil e que esteja dentro das suas possibilidades para começar a viver melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário